Aegea: Atualização de Tecnologia

Com o objetivo de ganhar inovação, escalabilidade, segurança e resiliência, a adoção de uma infraestrutura de banco de dados de alta performance é fundamental para o sucesso da empresa.

Desafio:

TA parceria entre a Aegea e a V8 Consulting começou no segundo semestre de 2017, quando a empresa, uma das maiores do segmento de saneamento básico privado do País, conquistava o mercado e precisava de uma atualização em seu ambiente tecnológico para atender ao aumento da demanda. Com o marco legal do saneamento no Brasil, assinado em julho de 2020, o potencial de crescimento da companhia é ainda mais significativo – se aproxima de 130 unidades de atendimento – e o ambiente tecnológico da Aegea deve estar pronto para responder de maneira rápida a um eventual aumento de mercado, sem que haja impacto negativo nas operações.

A V8 Consulting, logo no começo do trabalho com Aegea, diagnosticou pontos críticos na infraestrutura de sistemas: lentidão no tempo de resposta, obsolescência de hardware, ausência de redundância – abordagem essencial para evitar interrupções do sistema com a indisponibilidade do site principal – e, consequentemente, indisponibilidade frequente do servidor, principalmente nos fechamentos contábeis mensais. Também era comum que o ambiente atingisse sua capacidade total em horários de pico, o que fazia com que o processo de billing demorasse horas para ser concluído.
Para dar conta da complexidade da operação da Aegea, a V8 Consulting propôs uma ampliação da infraestrutura de TI. O objetivo era resolver os gaps do passado e oferecer uma solução mais robusta para suportar o forte crescimento da companhia.

Solução:

A partir do projeto elaborado pela V8 Consulting, a Aegea substituiu o Exadata Cloud at Customer Gen1 por uma plataforma de processamento Oracle Exadata Database Machine X8M-2 (Quarter Rack), com Intel Optane DC Persistent Memory, de alto poder computacional. Com isso, foi possível melhorar o desempenho das principais atividades da operação, reduzindo em cinco vezes o tempo do processo de billing, que é a principal rotina da companhia. O efeito da eficiência da Aegea foi imediato e perceptível em todos os municípios atendidos.

Além da performance, da estabilidade e da segurança propiciadas pela instalação do Oracle Exadata X8-M com Intel Optane DC Persistent Memory, a criação da contingência na Oracle Cloud permitiu ganho de resiliência para o ambiente e elevou a disponibilidade dos dados.

Processamento
Com os novos projetos e concessões, o volume de dados da companhia aumentou exponencialmente, tornando mandatório o gerenciamento adequado dessas informações. Com o Oracle Exadata X8-M, tempo consumido pelo processo de billing foi reduzido em cinco vezes, o que melhorou significativamente o  serviço  nos municípios atendidos. Outro benefício foi a otimização de recursos, uma vez que os colaboradores que acompanhavam as horas de processamento puderam ser direcionados a atividades mais estratégicas.

 Inovação
A plataforma tem capacidade para atender ao crescimento da companhia de forma concreta.  Com a contingência na nuvem pública da Oracle, além de contar com o benefício do ambiente produtivo replicado e seguro em outro site, abrem-se inúmeras oportunidades para a inovação tecnológica, como, por exemplo, o uso de Machine Learning, Analytics e Big Data, com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência operacional da Aegea.

 

Tem sido uma experiência incrível apoiar a Aegea no processo de transformação do negócio através da tecnologia. A Aegea está em franco crescimento, por isso a V8 garantiu que ela teria previsibilidade de custos, escalabilidade e continuidade na entrega de performance através da solução Oracle. Isso não seria possível sem o alinhamento de mais dois grandes pilares da V8, que são as pessoas e as parcerias estratégicas que construímos.”

Graci de Melo, Diretora de Vendas, Marketing & alianças
da V8 Consulting

“Além de viabilizar as nossas demandas, como a modernização da ferramenta e a promessa de uma performance otimizada, ainda pudemos contar com o time da V8 Consulting para brigar por valores que coubessem no nosso orçamento e se adaptassem às exigências das diretorias. A V8 Consulting, junto com a Oracle, buscou a solução ideal para o projeto ser aprovado.
Atualmente, a Aegea tem V8 Consulting como uma grande parceira. O trabalho vai além de fornecer equipamentos: com comprometimento, a equipe acompanha toda a nossa operação para garantir o nosso melhor desempenho.”

Eduardo Portes, Gerente de TI da Aegea

Resultados:

A arquitetura desenhada pela V8 Consulting em conjunto com o time da Aegea permitiu driblar os desafios da companhia e alcançar resultados consistentes. Rigorosa na necessidade de atender à demanda por dados com velocidade, a consultoria sugeriu a substituição do Exadata Cloud at Customer Gen1, com apenas 16 núcleos de processamento, por uma plataforma Oracle Exadata Database Machine X8-2 (Quarter Rack) com 96 cores, o que permitiria aumentar a capacidade de processamento.

A migração para a nova plataforma foi conduzida pelo time de projetos da V8 Consulting e, em poucas semanas, os principais ambientes já estavam sendo viabilizados com ganhos de desempenho nas unidades de negócio e no processamento do billing da companhia.

Os resultados foram agressivos: além de uma performance das rotinas mais dinâmica, obteve-se aumento da eficiência operacional durante os fechamentos (billing) e maior resiliência do ambiente com a contingência em nuvem pública. A adoção do licenciamento ilimitado – proposto pela V8 Consulting – diferentemente do estático – que já era o usado pela Aegea – também foi um diferencial para o desempenho da autarquia: atende às demandas do crescimento e dos novos projetos sem demandar investimentos não previstos, via aquisição de outras licenças.

 

A Aegea, como maior empresa privada de saneamento do Brasil, tem um papel fundamental na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. A sua trajetória de digitalização se confunde com a história de modernização do mercado de utilities e por isso a Oracle se sente orgulhosa de apoiar essa jornada, começando lá atrás com banco de dados, Oracle Database Appliance e agora com a infraestrutura de cloud privada composta de Private Cloud Appliance e Exadata X8M.

José Eduardo Braz Ferreira, sales VP de Infraestrutura Convergente da Oracle

Sobre a Aegea:

A Aegea é uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país.  Criada em 2010, está presente em 12 estados brasileiros com 38,2% do mercado privado de saneamento básico, atendendo 8,9 milhões de pessoas no país. A companhia atua no gerenciamento de ativos de saneamento, por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.

Todos os projetos desenvolvidos pela Aegea contam com tecnologia de ponta e sistemas sempre atualizados para acompanhar o desenvolvimento dos municípios, independentemente de seu porte. Além disso, preocupada com o aprimoramento do setor e de suas equipes, a companhia criou a Academia Aegea, programa de formação que incentiva a qualificação profissional, a pesquisa e a produção de materiais acadêmicos relacionados à gestão de saneamento.

A solidez e o dinamismo da Aegea possibilitam o desenvolvimento de soluções de saneamento sob medida para os municípios, buscando sempre o cuidado com o meio ambiente e, principalmente, com a qualidade de vida da população.

Site: http://aegea.com.br/

Baixe este conteúdo clicando aqui

 

Compartilhe em facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhe em twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhe em linkedin
Compartilhar no Linkedin

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online