Autopass Move2Cloud: Tecnologia somada à capacidade humana para a expansão do negócio

O sucesso da migração de data centers para a nuvem depende não apenas dos melhores recursos tecnológicos, mas principalmente do planejamento adequado às necessidades do cliente e da execução do projeto por uma equipe de profissionais experientes, que entendam o negócio do parceiro e seus principais indicadores de desempenho, reduzindo a complexidade de gestão e operação do seu ambiente de TI de maneira personalizada.

Desafio:

Especialista em soluções de gestão para toda a cadeia de bilhetagem do transporte público, a Autopass atua em 43 municípios do estado de São Paulo, mercado que representa 40% da mobilidade do Brasil. É uma empresa integradora, com ferramentas tecnológicas capazes de se adaptarem a qualquer tipo de plataforma, gerenciando milhões de transações e cartões emitidos diariamente.

Para continuar crescendo e oferecendo soluções inovadoras e inteligentes para a operação de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), a Autopass precisava expandir sua capacidade de processamento de dados e performance de rede sem comprometer a rotina da operação e o atendimento aos seus mais de 4,5 milhões de transações diárias, com mais de 11 milhões de cartões emitidos.

Dentro desse cenário desafiador, a Autopass confiou a reestruturação do seu core tecnológico à equipe do Grupo V8, que identificou os pontos de gargalo e centralizou a transição dos ambientes sem timeout.

Desenvolvido por uma equipe de profissionais especialistas em projetos de grande porte, o redesenho da arquitetura foi baseado na projeção de crescimento do portifólio da Autopass nos próximos anos, bem como o contexto de retomada da economia pós-pandemia e a demanda por soluções de modernização dos meios de pagamento dos transportes metropolitanos.

 

Vale destacar que uma das novidades da empresa é o TOP, uma nova plataforma de serviços integrados que une a mobilidade urbana à vida de todos os cidadãos, com uma linguagem acessível para o público-alvo.  Essa plataforma conta com o Bilhete Digital QR Code, a nova passagem unitária para os trilhos de SP, e um novo cartão que vai muito além do transporte, ampliando os serviços ofertados que agora também passam a ter um novo cartão de transporte e de compras, tudo integrado a um único aplicativo, ações únicas e exponenciais no mercado de atuação.

O Grupo V8 se preocupou em levar inovação por meio da tecnologia, permitindo com que a maior empresa de serviços de mobilidade urbana do Brasil, a Autopass, conseguisse suportar 4,5 milhões de passageiros por dia e ao mesmo tempo, lançar produtos inovadores, como o pagamento por QR Code ou a recarga de cartão por WhatsApp” – Graci de Melo, VP Comercial do Grupo V8

“O principal diferencial da V8 é a preocupação com a solução personalizada para o cliente. O propósito consultivo da V8 entende as dores do parceiro para poder oferecer a ele exatamente o que precisa

Godney Freitas, CEO da Autopass.

Solução:

O Grupo V8 desenhou uma arquitetura redundante baseada em Oracle Cloud VMware Solution (OCVS), um produto da Oracle Cloud Infrastructure que permite executar o stack SDDC (VMware Cloud Foundation) da VMware em servidores Bare Metal na Oracle Cloud Infrastructure. Baseada em processadores Intel Xeon Platinum, essa solução proporcionou benefícios como redundância de aplicações e melhores índices de processamento e de memória, tendo como principais pilares a estabilidade, performance e alta disponibilidade.

A arquitetura híbrida permitiu a migração dos workloads da Autopass baseados em VMware para a Oracle Cloud Infraestructure sem a necessidade e obrigatoriedade de modificá-las, e de forma totalmente transparente para seus colaboradores e passageiros do transporte público. Além disso, a Autopass ganhou escala e agilidade enquanto mantêm a continuidade de seus negócios com ferramentas, políticas e processos baseados em VMware. 

As instâncias de processamento Bare Metal da Oracle Cloud VMware Solution são compostas por processador Intel Xeon Platinum, fornecendo para Autopass a maior contagem de núcleos de CPU disponível para qualquer solução baseada em VMware no mercado atual.

Embora complexa, a migração do data center foi feita em tempo recorde, sem que a operação cotidiana fosse afetada, graças ao trabalho conjunto e integrado das equipes. O trabalho prévio de análise da infraestrutura tecnológica e o projeto de modernização dos ambientes e revisão dos equipamentos contou com a participação de vários profissionais.  

“Parte do propósito da Intel é sempre inovar e trabalhar tecnologias que farão a diferença na vida das pessoas. Temos como estratégia fomentar todo o ecossistema com o que há de melhor no mercado, como é o caso da Autopass, que contou com o apoio da V8 Consulting para a definição de uma arquitetura que trouxesse estabilidade, velocidade e segurança para o cliente. Todos esses atributos fazem parte dos pilares oferecidos pela tecnologia Exadata X8M da Oracle com a tecnologia Intel Optane Persistent Memory. Essa colaboração entre parceiro e tecnologia, somada com o interesse e dedicação do cliente, é o que pode garantir resultados incríveis para a empresa” ”

Francine Gaeski, partner manager na Intel

Resultados:

A infraestrutura foi desenhada para prover alta disponibilidade, estabilidade e performance; os três principais pilares do projeto trouxeram maior velocidade e flexibilidade para a Autopass criar e gerenciar as experiências de seus colaboradores e clientes, acelerando o time-to-market para lançar rapidamente novos produtos e serviços. Com o cartão TOP, por exemplo, o passageiro tem benefícios em um só lugar e muito mais vantagens no dia a dia, sendo integrado a carteira de transporte e uma conta digital.

– A capacidade de transação diárias suportada pela infraestrutura passou de 35 milhões para 66 milhões, podendo alcançar até 240 milhões de transações;

– Com a modernização da infraestrutura tecnológica, a Autopass pôde colocar em prática sua estratégia de oferecer produtos e serviços baseados nas novas demandas do mercado e no perfil dos clientes, como por exemplo o novo cartão híbrido TOP, que traz funcionalidades exclusivas no mercado, com carteira de transporte e funções de débito e crédito;

– Para a passagem unitária nos trilhos, o Bilhete Digital QR Code, já ultrapassa a marca de mais de 130 milhões de QR Codes vendidos no transporte público em São Paulo.

– Agora, a Autopass consegue escalar produtos de forma mais rápida e segura. 

– A análise minuciosa do antigo ambiente e o planejamento cuidadoso do refresh tecnológico por meio da integração de profissionais de ambas as equipes foram decisivas para que a migração do data center pudesse ser feita em tempo recorde.

Sobre a Autopass:

Com 12 anos no mercado a Autopass é a maior empresa na gestão completa da cadeia de bilhetagem eletrônica do Brasil. Uma empresa que tem como diferencial ser integradora, com ferramentas tecnológicas capazes de se adaptarem a qualquer tipo de plataforma. Faz a gestão, com flexibilidade e adaptabilidade de fornecedores e tecnologias, gerando expansão das frentes de atuação do negócio e agregando valor e inteligência para a operação. Por nove vezes consecutivas, foi reconhecida como a melhor operadora de sistema de bilhetagem pela revista Maiores do Transporte & Melhores.

Site: http://autopass.com.br/

 
Baixe este conteúdo clicando aqui
Compartilhe em facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhe em twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhe em linkedin
Compartilhar no Linkedin

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online